AUTOAVENIDA

O seu concessionário automóvel em Setúbal

Red Dot Awards 2019: mais um triplo triunfo para o design da Kia

A Kia voltou a triunfar nos Red Dot Awards, garantindo três prestigiantes prémios pelo seu design. Na sequência da estreia da terceira geração Ceed, já disponível em toda a Europa, cada uma das três variantes de carroçaria que constituem a gama sagrou-se vencedora de um Red Dot Award, no que constitui mais um “hat trick” de design em prémios da especialidade.

O triplo triunfo nesta conhecida competição mundial de design acontece pelo segundo ano consecutivo nos Red Dot Awards, depois de sucesso semelhante em 2018, e junta-se aos três galardões conquistados no início deste ano nos prémios iF Design.
Este sucesso continuado vem sublinhar o reconhecimento público da reputação da Kia pelo seu design, o qual, ao longo da última década, tem vindo a ser moldado por Peter Schreyer, Presidente de Design e Chief Design Officer da Kia Motors. A marca conquistou o seu primeiro Red Dot Award em 2009, com o Kia Soul. Desde aí, a Kia já conquistou um total de 24 Red Dot Awards pelo design dos seus modelos.
Na edição deste ano, os troféus foram atribuídos a cada uma das três variantes de carroçaria: os Ceed cinco portas e Sportswagon, lançados em meados de 2018, e a nova Shooting Brake de cinco portas, ProCeed, cujas vendas arrancaram no início de 2019.

A terceira geração do Kia Ceed tem uma nova ortografia no nome (anteriormente era cee’d), mas o seu significado fundamental mantém-se: tal como o modelo original lançado em 2007, o novo Ceed traduz o espírito Community of Europe, with European Design, um carro compacto para a comunidade da Europa, com design europeu. A nova geração foi concebida no centro de design europeu da Kia, em Frankfurt, sob a direção de Peter Schreyer e Gregory Guillaume, diretor de design para o continente. Toda a engenharia e desenvolvimento foram realizados pelo centro local de pesquisa e desenvolvimento da marca, em Rüsselsheim, e todas as versões são fabricadas na Eslováquia.

Red Dot Awards: mais de 5500 produtos de 55 países
Desde o seu lançamento, em 1955, pelo Centro de Design de Rhine-Westphalia, os Red Dot Awards tornaram-se uma das mais prestigiadas competições de design à escala global. O painel de jurados é constituído por 40 especialistas independentes, professores de design e jornalistas vindos de todo o mundo.

Os Red Dot Awards são atribuídos em três categorias (“Product Design”, “Communication Design” e “Design Concept”) e são avaliados segundo critérios como inovação, qualidade formal, funcionalidade e compatibilidade ecológica. Em 2019, empresas de 55 países submeteram a concurso mais de 5500 produtos.

A apresentação oficial dos Red Dot Awards terá lugar a 8 de Julho em Essen, Alemanha, no Aalto Theatre, uma sala desenhada por Alvar Aalto.