Vendas recorde nas gamas eletrificadas em trimestre desafiador na Europa

A Kia Motors registou vendas europeias recorde nos seus novos modelos híbridos e elétricos, no primeiro trimestre de 2020, apesar do declínio no total de vendas, como resultado da disrupção provocada pela disseminação do coronavírus. No mesmo período, a Kia conquistou igualmente a sua maior quota de mercado de sempre no continente europeu.

De acordo com os dados divulgados pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA)*, as vendas totais da Kia na Europa caíram ligeiramente para 113.026 unidades no primeiro trimestre de 2020. Este volume representa uma queda de cerca de 14,5% em relação ao primeiro trimestre de 2019, o melhor de sempre na Europa (132.174 unidades). A quebra, no entanto, foi menor que a do mercado na geografia em análise (UE, EFTA e Reino Unido), onde se verificou uma redução de 26,3%. Como resultado, a quota de mercado da Kia aumentou de 3,2% no primeiro trimestre de 2019 para o registo histórico de 3,7% nos primeiros três meses de 2020.

Apesar deste começo desafiador do ano, as vendas dos novos modelos Kia eletrificados – híbridos, híbridos plug-in e veículos elétricos – cresceram 20,8%, para 21.340 unidades. Os modelos eletrificados representam agora quase um quinto de todas as vendas da Kia na Europa (18,9%), bem acima dos 13,4% nos primeiros três meses de 2019.

Emílio Herrera, diretor de operações da Kia Motors Europe, comentou: “Os três primeiros meses de 2020 foram desafiadores para toda a indústria devido às medidas de distanciamento social e confinamento adotadas em muitos mercados europeus. No entanto, temos assistido a um crescimento das vendas da gama de carros híbridos e elétricos da Kia – todas as gamas eletrificadas que comercializamos na Europa registaram uma subida neste trimestre. A chegada de novos modelos híbridos plug-in, a maior disponibilidade de veículos elétricos e ainda a expansão da gama Ceed contribuíram para a dinamização das nossas vendas e da nossa quota de mercado durante o trimestre.”

No primeiro trimestre de 2020, os veículos elétricos da Kia – o e-Niro e o e-Soul – responderam por 32% de todas as vendas de modelos eletrificados, mix que compara com os 22% de 2019. Os híbridos plug-in, incluindo as versões do XCeed e da Ceed Sportswagon, cresceram em popularidade e representam agora 30% de todas as vendas de modelos eletrificados da Kia.

A recente vitória do Kia e-Soul no World Car of the Year 2020, onde foi distinguido com o prémio “World Urban Car”, deverá gerar ainda mais notoriedade para a gama de produtos eletrificados da Kia. O Kia Telluride, vendido na América do Norte e em vários outros mercados globais da Kia, recebeu o prémio máximo nesta competição, tendo sido eleito como “World Car of the Year”.

A gama de modelos mais vendidos da Kia registou igualmente um crescimento durante o primeiro trimestre do ano. A família Ceed – composta pelos modelos Ceed, Ceed Sportswagon, ProCeed e XCeed – subiram 18,8% durante o primeiro trimestre, para 29.664 unidades. Com todas as variantes a permanecerem populares em toda a Europa, o crescimento adicional das vendas ficou ancorado na chegada do XCeed no segundo semestre de 2019 e nas novas variantes híbridas plug-in no início de 2020.

A seguir à gama Ceed, o Sportage (23.011 unidades), Niro (16.010), Stonic (15.115) e Picanto (13.639) completaram a lista dos cinco modelos mais vendidos da Kia na Europa.

Kwcms_620x466_growth 1 1 1024x770
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin