Um segundo par de olhos: Novo Kia Sorento mostra ângulo morto no painel digital

Kia Sorento

  • Monitor do Ângulo Morto exibe imagens de vídeo de alta resolução no painel de instrumentos
  • Ajuda o condutor a evitar colisões com veículos “escondidos” no ângulo morto
  • Nova tecnologia é conjugada com o Monitor do Espaço Circundante, para facilitar as manobras de estacionamento
  • Disponibilizado no mercado europeu em conjunto com a Assistência à Prevenção de Colisões Traseiras pelo Ângulo Morto
  • Qualidade das imagens reforçada pelo novo painel de instrumentos “Supervision”, totalmente digital

 

Kia revelou pormenores sobre o seu novo Monitor do Ângulo Morto (BVM), equipamento de vanguarda incluído no novo SUV Kia Sorento. Este “segundo par de olhos” para o condutor foi concebido para aumentar a segurança dos ocupantes do Sorento e dos outros utilizadores da estrada, ao eliminar o ângulo morto para o condutor, tanto do lado esquerdo como do lado direito.

O Sorento é o primeiro modelo Kia na Europa a oferecer este sistema de auxílio à condução, que se insere no conjunto de funcionalidades disponibilizado para o novo painel de instrumentos totalmente digital “Supervision”, de 12,3 polegadas. O BVM (Blind-Spot View Monitor) aumenta o campo de visão do condutor para ambos os lados na condução em autoestrada, entrando em funcionamento quando os indicadores de mudança de direção são ativados.

O sistema exibe imagens de alta resolução dos lados esquerdo e direito do painel de instrumentos TFT-LCD quando o condutor indica a mudança de direção e outro automóvel se encontre no ângulo morto. As imagens substituem por breves instantes ou as do velocímetro ou as do conta-rotações (ou ainda do indicador do sistema híbrido, no caso do Sorento Hybrid), embora a informação sobre a velocidade do veículo nunca deixe de ser exibida.

As imagens provêm de duas discretas câmaras com lentes do tipo grande angular e de alta resolução, colocadas nas caixas dos espelhos retrovisores exteriores. Consegue-se assim oferecer ao condutor uma maior amplitude de visão para os veículos que seguem mais atrás do que com apenas os espelhos retrovisores.

A tecnologia BVM da Kia está disponível para os clientes europeus do Sorento num pacote que inclui também o Monitor do Espaço Circundante e a Assistência à Prevenção de Colisões no Estacionamento (PCA), tornando assim as manobras de estacionamento a baixa velocidade tão seguras e fáceis quanto possível. Deste pacote faz ainda parte um sistema áudio Bose Performance Series. Este conjunto de tecnologias é fornecido na Europa aos veículos equipados com a função de Assistência à Prevenção de Colisões pelo Ângulo Morto (BCA) da Kia, que ajuda os condutores a evitar colisões com veículos nos seus ângulos mortos e intervém caso detete um embate iminente.

 

Um painel de instrumentos totalmente digital

O painel de instrumentos digital “Supervision” da Kia foi concebido para fornecer as informações ao condutor da forma mais clara possível. Com um ecrã de alta definição de 1920 x 720 píxeis, esta unidade digital substitui os tradicionais indicadores analógicos do velocímetro e do conta-rotações por um único ecrã contínuo, que apresenta mostradores digitais de elevada nitidez.

Um ecrã multifunções entre os mostradores exibe instruções de navegação direção a direção e indicações sonoras, para além de informações de bordo aprofundadas, alertas de diagnóstico do veículo e notificações instantâneas (pop-ups) relacionadas com os diversos sistemas de segurança ativa e de assistência ao condutor.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin